quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

      A Guiné-Bissau é um pequeno pais do oeste Africano que se estende desde o cabo Rocho até à ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque.
      Foi uma colónia portuguesa desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente - mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembro de 1974. A Guiné-Bissau, juntamente com Cabo Verde, foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.
     Actualmente faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das Nações Unidas, dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e da União Africana.

   Clima
      Situada aproximadamente a meia distância entre o Equador e o Trópico de Câncer, a Guiné-Bissau tem clima tropical, caracteristicamente quente e húmido. Há duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação seca. O território insular, composto por mais de 80 ilhas, exibe algumas das melhores praias da África Ocidental, constituindo o Arquipélago dos Bijagós.

Arquipélago dos Bijagós


      A estação das chuvas estende-se de meados de Maio até meados de Novembro, com maior pluviosidade em Julho e Agosto. A estação seca corresponde aos restantes meses do ano. Os meses de Dezembro e Janeiro são os mais frescos. No entanto, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano.
    Demografia
       A população da Guiné-Bissau é constituída por mais de 20 etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos. A maioria da população vive da agricultura e professa religiões tradicionais locais. Cerca de 45% dos habitantes praticam o islamismo. As línguas mais faladas são o fula e o mandinga, entre as populações concentradas no Norte e no Nordeste. Outros grupos étnicos importantes são os balantas e os papéis, na costa meridional, e os manjacos e os mancanhas, nas regiões costeiras do Centro e do Norte. O crioulo é a língua veicular interétnica, sendo o português a língua oficial.
Grupos étnicos:
Religiões:
  Geografia
  Com uma área de 36 126 km2, o país é maior que a Bélgica, Taiwan, Haiti ou mesmo os estados brasileiros de Alagoas e Sergipe.
    O país estende-se por uma área de baixa altitude. O seu ponto mais elevado está 300 metros acima do nível do mar. O interior é formado por savanas e o litoral por uma planície pantanosa. O período chuvoso alterna com um período de seca, com ventos quentes vindos do deserto do Sahara. O arquipélago dos Bijagós situa-se a pouca distância da costa.

   Comunicações
       O número de telemóveis  registados cresceu de 20 mil para 40 mil entre Janeiro de 2007 e Janeiro de 2008, representando uma taxa de penetração de cerca de 3% da população. Actualmente, operam no país 3 grandes empresas de telemóveis: a MTN, a Orange e a Guine Tel. Na cidade de Bissau são vendidos cartões pré-pagos e pacotes iniciais de todas as redes. As chamadas internacionais funcionam facilmente e com qualidade aceitável, as mensagens internacionais menos regularmente.
 Cultura
     A Guiné-Bissau possui um património cultural bastante rico e diversificado. As diferenças étnicas e linguísticas produziram grande variedade a nível da dança, da expressão artística, das profissões, da tradição musical, das manifestações culturais.




Balantas

      Os povos animistas caracterizam-se pelas belas e coloridas coreografias, fantásticas manifestações culturais que podem ser observadas correntemente por ocasião das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimónias de iniciação.
       A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diversos grupos étnicos. Os povos animistas caracterizam-se pelas belas e coloridas coreografias, fantásticas manifestações culturais que podem ser observadas correntemente por ocasião das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimónias de iniciação.
      O estilo musical mais importante é o gumbé. O Carnaval guineense, completamente original, com características próprias, tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do País. 
      O músico José Carlos Schwarz é ainda hoje considerado um dos maiores nomes de sempre da música guineense.

José Carlos Schwarz


Curtir pele

 
Artesanato guineense


Feriados e/ou festas

Data
Nome em português
Notas
   1 de Janeiro
Ano Novo
    20 de Janeiro
Dia dos heróis
  8 de Março
Dia Internacional da Mulher
1 de Maio
Dia do Trabalho
   3 de Agosto
Dia dos mártires da colonização
         24 de Setembro
Dia da independência (1973)
Festa nacional
       13 de Outubro
Final do Ramadão
Muçulmana
          20 de Dezembro
Festa do Cordeiro
Muçulmana
         25 de Dezembro
Natal
Cristã

     
Municípios da Guiné-Bissau por população
PosiçãoCidadeRegiãoPopulaçãoPosiçãoCidadeRegiãoPopulaçãoBissau4.jpg
Bissau3.jpg
Bissau1.jpg
Bissau
1BissauSector autónomo de Bissau388 0289MansôaOio7 821
2BafatáBafatá22 52110BubaQuinara7 779
3GabuGabu14 43011QueboQuinara7 072
4BissorãOio12 68812CanchungoCacheu6 853
5BolamaBolama10 76913FarimOio6 792
6CacheuCacheu10 49014QuinhamelBiombo3 128
7BubaqueBolama9 94115FulacundaQuinara1 327
8CatióTombali9 898




Sem comentários: